O Que Significa Divulgar nas Redes Sociais?
Acima de tudo, divulgar nas redes sociais aquilo que você faz é querer crescer sem medo. É não deixar o medo de prender e ainda movimentar a economia e desfrutar das coisas boas. Este é o sentimento que nos motiva a divulgar e atrair clientes, pois queremos viver bem e muito bem!
A princípio, a divulgação nas redes sociais é uma estratégia pela qual usamos as principais redes sociais, como Instagram e Facebook, para divulgar produtos ou serviços.
Além disso, divulgar nas redes sociais se torna uma oportunidade para mostrar os conceitos, valores, posicionamento da sua empresa e gerar conexão com as pessoas.
Assim, é proporcionada a criação de laços mais fortes entre os consumidores com a empresa, fortalecendo de forma indireta o olhar que as pessoas têm sobre seus produtos ou serviços.
No entanto, a tendência é essa mesmo: criar uma aproximação entre a empresa e o cliente. Por isso, cada vez mais pessoas têm buscado as mídias sociais para a divulgação de produtos e serviços.
Nesse sentido, muitos proprietários estão “dando as caras” no marketing, ou seja, aparecendo e mostrando que, apesar de ser uma empresa, ali existem pessoas que se preocupam com pessoas. Simples assim! E isso tem influenciado nos resultado na divulgação nas redes sociais.
É claro que isso traz consigo novos desafios, afinal, o marketing em redes sociais é uma estratégia diferente das outras formas de marketing offline geralmente utilizadas pelas empresas.
A divulgação nas redes sociais possui uma dinâmica diferente, mais aprimorada e estruturada do que a que vemos em outras estratégias de marketing digital, como por exemplo, links patrocinados e SEO.
Portanto, é importante se atentar sobre tais diferenças, além de se adaptar a essa nova realidade, a fim de gerar resultados reais em termos de promoção e exposição da empresa.
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O Que Fazer Para Divulgar Meu Trabalho Nas Redes Sociais?
Antes de mais nada, todo empreendedor enfrenta desafios na hora de divulgar nas redes sociais. Em algum momento da caminhada, você precisará investir em marketing para atingir novos clientes.
Entretanto, há alguns fatores que fazem com que aprender a divulgar seu trabalho seja essencial para promover a sua empresa.
Em primeiro lugar, a coisa a levar em consideração é a limitação do orçamento. Quando estamos começando, contratar uma outra pessoa para promover a empresa fica fora de cogitação, pelo menos em um primeiro momento.
Em segundo lugar, é que o produto oferecido está profundamente ligado a sua experiência. Em outras palavras, construir uma marca é, sem dúvidas, conquistar autoridade dentro da área em que atua.
Portanto, você precisa contornar tais limitações e alavancar sua carreira. Como? Vamos te mostrar agora!
Como Encontrar Seu Público na Internet?
Quem empreende sabe como a autoridade é essencial. A partir da experiência que possui, é possível construir um personal branding, o que torna uma empresa, prontamente, associada àquilo que faz.
É preciso cativar pessoas interessadas no que você irá dizer e, para isso, você precisa definir um nicho de atuação em que vai se destacar.
Pode ter certeza que existem milhares de pessoas fazendo a mesma coisa que você. No entanto, é sua experiência de vida, formação e foco que determinam e diferenciam os serviços e produtos que pode prestar a seus clientes.
Desta forma, para encontrar seu público na internet, é preciso primeiramente defini-lo.
- Quem é o seu cliente ideal?
- Por que só você entregará grandes resultados a ele?
- Qual é a oferta de valor para esse cliente e como conseguirá mostrá-la para ele?
- Quais redes sociais ele utiliza? Com que frequência? Como entrar em contato?
Quando responder a estas perguntas, você terá criado a sua persona. Ela será o modelo ideal para nortear a sua produção de conteúdo, além de ajudar você a identificar quais redes sociais precisam estar presentes para conquistar mais clientes.
Onde Divulgar o Seu Trabalho na Internet?
A internet é um dos melhores, se não o melhor, meio para divulgar um produto. Portanto, marcar presença nas redes sociais é essencial para você se conectar com seus futuros clientes.
Usando boas estratégias de marketing de conteúdo, é possível trabalhar simultaneamente para circundar as duas limitações que mencionamos no início deste texto. Logo, você construirá autoridade sem a necessidade de investir na contratação de uma equipe.
Ao produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo e publicá-lo nas redes sociais, você consolida a imagem de alguém que sabe muito bem do que está falando e que entregará um trabalho excelente para os clientes.
Portanto, algumas redes sociais famosas e que com certeza te ajudarão nessa jornada são:
Atualmente, o Instagram é uma rede social acessada todos os dias por bilhões de usuários. É quase impossível não acordar e dar uma olhadinha no feed e nos stories das pessoas que seguimos.
Assim, ele se tornou uma rede social totalmente habilitada para compartilhar conteúdo profissional, obtendo estatísticas precisas sobre quem interagiu com seus conteúdos.
Com o perfil empresarial, é possível até mesmo adicionar um call to action na sua página, chamando os seguidores para entrar em contato e fazer um orçamento.
Se você ainda não pensou em criar uma página no Facebook, é hora de mudar essa situação.
A página no Facebook possibilita o acesso a muito mais informação sobre quem clica e visualiza as suas postagens. Logo, essas informações servirão para fortalecer a persona que você projetou para o seu negócio e para produzir materiais ainda melhores.
Assim, a página é, basicamente, o cartão de visitas para que o seu público possa entrar em contato com você com apenas alguns cliques, além de consumir seus produtos, é claro.
Youtube
É possível que você já tenha ouvido falar em Youtube mas nunca tenha criado um canal. Não precisa ficar preocupado em estar em todas as redes ao mesmo tempo. Porém, se concentre em se comunicar bem na rede que você escolher.
Porém, as vantagens do Youtube é que o seu público pode estar mais lá do que em outra rede social. Além de ser uma plataforma pesquisável e o conteúdo ser mais duradouro do que nas outras.
É preciso um empenho em fazer uma otimização dos seus vídeos no Youtube para o crescimento do seu canal e fazer dele um grande gerador de tráfego para seu negócio.
De antemão, o Pinterest é uma fonte de inspiração. Ele nasceu para inspirar pessoas, porém hoje ele está se comportando como uma plataforma de pesquisa praticamente.
A saber, ele é um grande gerador de tráfego para seu negócio. O Pinterest pode lhe trazer excelentes resultados caso você trabalhe uma otimização para isso.
Se seu negócio tem potencial de inspirar pessoas, você precisa estar nessa plataforma.
Tráfego Pago: Google Ads e Facebook Ads
A saber, o tráfego pago nada mais é que fazer anúncios na internet. Dá para fazer anúncios em várias plataformas inclusive no Google Ads e Facebook Ads.
Atualmente, anúncios pelo Google Ads ou Facebook Ads têm ganhado grande espaço na hora de divulgar um produto nas redes sociais.
Quando bem segmentados, os anúncios garantem que suas publicações cheguem ao seu público-alvo e aumentem o engajamento do seu site ou post na rede social.
Desse modo, estratégias bem elaboradas para distribuir conteúdos nas redes sociais podem ser um divisor de águas dentro do seu negócio.
Porém, este é um serviço. Um gestor de tráfego experiente pode render bons frutos mas tem o seu preço inicial de investimento, caso você não consiga contratar esse serviço o melhor caminho é aprender a fazer o tal do tráfego pago em seu negócio.
Mas Como Divulgar Um Produto na Prática?
Acima de tudo, você precisa entender que não há uma ordem exata ou uma “receita de bolo” para você divulgar um produto nas redes sociais. No entanto, existem alguns etapas a serem seguidas para alcançar muito mais pessoas, por exemplo:
Divulgar Informações Relevantes Que Despertam As Pessoas
De antemão quero te tranquilizar que distribuir informações relevantes que despertam o interesse das pessoas não é algo difícil ou penoso.
É possível que você já tenha ouvido de alguém que isso dá muito trabalho e que é cansativo ou qualquer outra impossibilidade para fazer você não fazer.
Porém, estou aqui pra te dizer que não precisa ser assim quando você entende a essência do seu negócio e alinhar o seu saber sobre seus produtos e mostra isso ao público.
Em outras palavras, chamamos isso de Produção de Conteúdo.
Em primeiro lugar, a produção de conteúdo NÃO tem que ser algo cansativo, chato ou desgastante. Tem como fazer isso de forma leve!
Em segundo lugar, produzir conteúdos para divulgar produtos ou serviços nada mais é que registrar o que você já faz todos os dias, registrar as informações que você sempre compartilha e usá-las estrategicamente nas redes sociais para atrair mais clientes para seu negócio.
Simples assim!
Escreva Um Texto Que Conecta Com o Emocional Das Pessoas!
Primeiramente, o comportamento de consumo de cada um de nós está nas emoções. Só compramos por conta da nossa emoção.
Nesse sentido, há como escrever um texto ou até mesmo uma mensagem com pouca ou muita emoção. Veja o exemplo a seguir:
- TEXTO SEM EMOÇÃO: “Atenção! Só Hoje! Máquina de Lavar Por Apenas R$ 59,90! Aproveite!“;
- TEXTO COM EMOÇÃO: “Esta máquina de lavar é uma máquina completa e que faz tudo! Você não precisa mais esfregar ou torcer ou ficar com as roupas pesadas em seus braços. É só colocar na máquina, ajustar o nível da água. Colocar aquele amaciante bem cheiroso e esperar que em menos de 2 horas sua roupa já estará quase seca. Enquanto você espera dá pra assistir um filme pra relaxar! Isso que é vida boa né!?”
Então, conseguiu perceber a diferença entre estes dois textos? É assim que você precisa descrever aquilo que você vende. Você conecta O Que Você Faz + A Solução + Desejo do Cliente + Benefícios. Fica a dica!
Impulsione As Informações Mais Relevantes e Engajadoras
À primeira vista parece complicado mais não é. Após você ter publicado no Instagram, por exemplo, você pode apertar o botão de promover e, assim, criar um anúncio para sua região para que outros conheçam o seu produto.
Porém, uma dica importante é você impulsionar os melhores posts e colocar com o objetivo de Enviar Mensagens no direct. Assim você vai receber dúvidas dos seus futuros clientes. Aí que começa seu atendimento.
Como Divulgar nas Redes Sociais Gratuitamente
A princípio, já falamos bastante sobre algumas formas de divulgação nas redes sociais, mas queremos te mostrar e, ainda, ressaltar alguns pontos importantes sobre como divulgar nas redes sociais de forma gratuita.
1. Facebook Marketplace
O Facebook Marketplace surgiu recentemente e é uma opção direta para vendedores divulgarem seus produtos e serviços na rede social.
Lá você pode organizar seus produtos por categoria e localização de forma simples, o que facilita o processo de vendas.
2. Grupos do Facebook
Existem grupos do Facebook específicos de vendas e assuntos relacionados à sua área. Portanto, é só dar uma pesquisada e divulgar seus produtos e serviços nos grupos.
3. OLX
Assim como o Marketplace, a OLX oferece um meio direto de venda, possibilitando a divulgação de produtos e serviços.
4. Mercado Livre
Algumas pessoas não sabem, mas é possível criar anúncios gratuitos para divulgar seus produtos no Mercado Livre. Assim, você anuncia e, como no Marketplace ou na OLX, você coloca a categoria e localização.
5. Lista de Transmissão do Whatsapp
Por meio do Whatsapp Business é possível criar um perfil comercial, onde poderá colocar endereço, criar catálogo, horário de funcionamento e um resumo sobre a empresa. Assim você divulga seu trabalho e pode manter contato constante com os clientes.
Mas E Agora?! Por Onde Eu Devo Começar Para Divulgar Nas Redes Sociais?
Bem, agora, você tem alguns caminhos para seguir:
- Terceirizar: Contratar alguém para divulgar seus produtos ou serviços por você
- Fazer Você Mesmo: Sim! Ser treinado para você mesmo divulgar seu negócio. Esta opção para mim é uma das melhores, pois ninguém melhor do que você que conhece seu negócio, porém, é preciso de uma ignição de conhecimento para você começar e dar a volta por cima.
E aí qual caminho você decide seguir hoje?
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